Cakers RPG Maker - Plums 3.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 RGSS para iniciantes modo simples e pratico

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Bloodyrose
 
 
Bloodyrose


Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/03/2010

RGSS para iniciantes modo simples e pratico Empty
MensagemAssunto: RGSS para iniciantes modo simples e pratico   RGSS para iniciantes modo simples e pratico EmptyQua Mar 10, 2010 10:31 am

oi e aqui mais uma vez para postar um tuto basico para aqueles que como eu ja passei por isso e sei que para iniciantes RGSS ou script mesmo e Grego decidi postar um metodo de tutorial bem pratico que ajudara a començar neste mundo no momento RGSS e um titan de 5 cabeças mais eu tenho certeza que ao final desse tuto você iniciante sabera o basico do programa

vamos aprender o funcionamento basico de alguns comandos do RGSS

vamos començar
primeiro que nada abra seu Editor de script precionando F11
va ate main e precione a tecla insert ou clicke com o botão direito do Mouse e selecione Inseriri
pronto agora temos uma nova janela para criar nosso Script

bom que tal aprender a criar uma janela de mensagem antes do jogo iniciar?
vamos la e muitisisisiiiisimo facil rssrsr
com a janela aberta
inserimos o seguinte codigo
a = "Bom"
b = "Dia"
p a + b
resultado uma janela antes do jogo iniciar escrita "Bom Dia"
comandos
a = "Bom"
Este comando refere a uma Variavel com o nome "a" você pode utiliçar qualquer nome para criar a variavel claro tirando aquelas Reservadas sabe que aparece em uma cor azul

"=" reprecenta igual...O.o
"p a + b" "P" e o comando utiliçado para mostrar a Variavel "+" e soma ouseja comando para somar a variavel "A" mais a variavel "B"
outro comando aceito ao inves de "P"
pode ser "Print" que tem a mesma função de "P" porem e mais utiliçado em menssagens assim como "P" e mais comun em numeros (Mais da na mesma)
usse este comando e rode seu jogo veja o que aconteçe =)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
outros comandos são a base de Logica vou explicar uma das mais basicas que e a logica "Se"
if = "Se"
elsif = "Mas SE"
then = "Então"
else = "SENão"
end = "Fim"
# = "Comentario"

outos senais de logica assim como "=" são
== "Igual,Igualidade"
> "Maior do que"
< "Menor do que"
>= "Maior ou Igual do que"
<= "Menor ou igual do que"
!= "Diferente do que"
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vamos por um exemplo e mostrar como funcionam =D

a = 2 # aqui mostramos que a Variavel "A" reprecenta ou vale "2"
if a == 2 #aqui mostramos que a Varialvel "A" reprecenta totalmente igual a "2"
print "a = 2" #mostrar a mensagem dissendo que "A" e igual a "2"
end #fechamos o ciclo"

espero que tenha sido util aos iniciantes assim que tiver um tempo eu postarei a segunda parte explicando comandos para usar Janelas e Heranças =)
espero que tenham gostado e qualquer duvida sobre definições vejam o post do colega " Skeepy" que define muito bem as Lógica do RGSS
tnx e ate a proxima =D

"Creditos para helivelton" que me ajudou a compriender esto que passei a vocês e influencio no tutorial ^^
Ir para o topo Ir para baixo
TheChocoBiscuit
 
 
TheChocoBiscuit


Mensagens : 162
Data de inscrição : 05/03/2010
Localização : Pacote De Biscoito

RGSS para iniciantes modo simples e pratico Empty
MensagemAssunto: Re: RGSS para iniciantes modo simples e pratico   RGSS para iniciantes modo simples e pratico EmptyQua Mar 10, 2010 11:48 am

Gostei do tuto mas n gosto de mecher em rgss :D
Ir para o topo Ir para baixo
BleavBr
 
 
BleavBr


Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/04/2010
Idade : 29

RGSS para iniciantes modo simples e pratico Empty
MensagemAssunto: Re: RGSS para iniciantes modo simples e pratico   RGSS para iniciantes modo simples e pratico EmptySex Abr 02, 2010 8:38 pm

Também adorei o Tuto,mas prefiro mecher em Eventers,acho mas simples e não pesa tanto o jogo quanto os scripts. :rimdo:
Ir para o topo Ir para baixo
lucasdias
 
 
lucasdias


Mensagens : 37
Data de inscrição : 16/04/2010
Idade : 27

RGSS para iniciantes modo simples e pratico Empty
MensagemAssunto: Re: RGSS para iniciantes modo simples e pratico   RGSS para iniciantes modo simples e pratico EmptyDom Jun 13, 2010 7:55 pm

Bom tuto,mas tbm nao gosto de mexer em RGSS
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





RGSS para iniciantes modo simples e pratico Empty
MensagemAssunto: Re: RGSS para iniciantes modo simples e pratico   RGSS para iniciantes modo simples e pratico Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
RGSS para iniciantes modo simples e pratico
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Cakers RPG Maker - Plums 3.0 :: Aulas de RGSS-
Ir para: